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Disciplinas disponíveis

1. Conhecimento do repertório essencial da música Ocidental depois de 1900

2. Capacidade de reconhecimento auditivo dos diferentes estilos e estéticas de obras compostas depois de 1900

3. Desenvolvimento de uma visão crítica e reflectida do repertório essencial da música Ocidental depois
de 1900

4. Capacidade de retirar do repertório estudado elementos fundamentais de linguagem e articulação que são úteis à prática composicional.

1. Desenvolvimento de espírito crítico no contacto com apresentações de trabalhos composicionais e/ou assuntos de carácter estético/filosófico-musical.

2. Desenvolvimento de um espírito de abertura resultante de um contacto regular com compositores e
instrumentistas de várias proveniências.

3. Desenvolvimento de competências de reflexão e atitude crítica na elaboração de críticas/recensões

4. Desenvolvimento de espírito de grupo.

5. Desenvolvimento de espírito de reflexão e de comunicação perante as apresentações dos trabalhos dos colegas sobre a sua música ou sobre um assunto de carácter estético/filosófico – musical relevante para a sua prática musical.

6. Desenvolvimento de capacidades organizativas, resultantes da organização de recitais públicos com
obras dos alunos.

1. Desenvolver competências na resolução de problemas durante o processo de composição de uma
peça para orquestra.

2. Conhecimento aprofundado do repertório para orquestra.

3. Realização de uma pequena peça para orquestra.

NOTA.-Os alunos inscritos nesta UC podem frequentar as aulas em conjunto com os inscritos em Projeto Orquestral A e Projeto Orquestral B no Mestrado em Composição e Teoria Musical. O intuito é o aproveitamento e cruzamento de experiências, e o enriquecimento das práticas individuais/coletivas.

1. Conhecimento aprofundado das características e capacidades técnicas dos instrumentos de corda
2. Conhecimento do repertório individual significativo dos instrumentos de corda
3. Conhecimento do repertório de conjunto significativo dos instrumentos de corda
4. Desenvolver o estudo das técnicas utilizadas na realização de arranjo e orquestração para orquestra de cordas


1. Abordagem de problemas durante o processo de orquestração de uma peça para orquestra.
2. Conhecimento do repertório para orquestra.
3. Estudo de partituras e audição do repertório mais importante.
4. Desenvolver o estudo das técnicas utilizadas na realização do arranjo e orquestração para orquestra.
5. Orquestração de uma peça de piano para orquestra.

No seio da  licenciatura  esta UC pretende ser uma introdução à aprendizagem sobre o método e didática do instrumento, ao mesmo tempo que desperta o interesse do aluno pelo ensino do seu  instrumento.

A disciplina proporciona uma base solida de conhecimento da metodologia e didática do Instrumento aos alunos das classes de  violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo, considerando os conceitos técnicos e didáticos de cada instrumento.

Os principais objetivos são:

Alargar o conhecimento sobre os principais métodos de ensino do instrumento.

Saber e aplicar conhecimentos básicos da Metodologia e Didática do Instrumento.

Saber desenvolver um curriculum pedagógico e didático para o instrumento.

Saber planear e dar uma aula de instrumento com supervisão.

Conhecer as características do conhecimento científico.
Conhecer fontes bibliográficas necessárias e disponíveis para investigar no domínio da música.
Conhecer diferentes domínios de investigação em música.
Conhecer o paradigma de investigação quantitativo e qualitativo e reconhecer a adequação do seu uso.
Conhecer as técnicas de redacção e apresentação de trabalhos científicos.
Desenvolver o pensamento crítico e sistemático

1. Compreender novos sistemas e formas na música da primeira metade do século XX (até 1945).

2. Adquirir competências técnicas e metodológicas de análise da música associada à tradição escalar, cromática e modal.

3. Desenvolver a consciência auditiva em tempo real de fraseado e forma, ritmo e métrica.

4. Identificar materiais e técnicas de composição, correntes estéticas e os seus compositores mais representativos.

1. Compreender novos sistemas e formas na música depois de 1945.


2. Adquirir competências técnicas e metodológicas de análise da música atonal, serial e de outras linguagens mais recentes.

3. Desenvolver a consciência auditiva em tempo real de fraseado e forma, ritmo e métrica, textura e timbre.

4. Identificar materiais e técnicas de composição, correntes estéticas e os seus compositores mais representativos.

1. Dar uma perspectiva global dos aspectos fundamentais — conceitos e princípios, métodos e processos — do fraseado da música tonal.

2. Aperfeiçoar competências técnicas ao nível da progressão harmónica e da respectiva condução de vozes.

3. Conhecer, dominar e aplicar os princípios estruturais da sintaxe tonal e os principais métodos analíticos de redução de análise sintáctica e de redução linear.

4. Desenvolver a consciência auditiva — em tempo real — dos tipos de fraseado e dos seus ritmos.

1. Aperfeiçoar competências — desenvolvidas na UC precedente — de análise melódica, harmónica e estrutural da frase musical.

2. Integrar esse conhecimento do fraseado no âmbito das principais formas e géneros musicais dos estilos barroco e clássico.

3. Aprofundar o conhecimento — em tempo real — das técnicas de composição fundamentais e a percepção auditiva das formas musicais.

4. Compreender a expansão do sistema tonal, em particular através da harmonia cromática e da mistura de modos.


1. Desenvolver a capacidade de leitura — de modo a compreender o sentido e a estrutura de um texto — e de articulação do pensamento lógico.

2. Adquirir conhecimentos sobre as questões estéticas fundamentais da civilização ocidental, desde a Antiguidade clássica.

3. Contextualizar historicamente as grandes mudanças paradigmáticas da música moderna, desde a Renascença europeia.

O1. Desenvolver mais a capacidade de articular o pensamento lógico e de exprimi-lo correctamente.

O2. Adquirir competências metodológicas e técnicas para a realização independente de um projecto final.

O3. Diagnosticar as características estéticas principais e os dilemas prementes da música no nosso tempo.

Compreender aprofundadamente a linguagem musical, através da audição e da escrita.

Dominar competências ao nível da leitura rítmica, melódica e harmónica.

Dominar a audição interior e a memória.

Esta unidade curricular visa proporcionar ao aluno o conhecimento e competências operacionais no âmbito da programação sonora/musical, com enfoque particular no campo da síntese sonora, sampling e processamento áudio. Pretende-se que no final da unidade curricular o aluno seja capaz de:

1.    Conhecer e compreender os fundamentos teóricos dos principais métodos de síntese sonora e sampling, e as suas aplicações práticas;

2.    Analisar e comparar vários instrumentos musicais baseados em software (instrumentos virtuais);

3.    Mobilizar conhecimentos anteriores e adquirir competências técnicas na programação e construção de instrumentos virtuais e outros dispositivos sonoros em software através do recurso a linguagens de progamação visual.

Com esta unidade curricular pretende-se garantir uma base sólida de conceitos tecnológicos cruciais, equipando os alunos com os recursos necessários para efetuar um conjunto de tarefas essenciais, e potenciando a posterior apreensão de matérias de unidades curriculares subsequentes. No final da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:

1.    Compreender os componentes físicos de um computador (hardware), a sua linguagem (sistemas digitais) e os componentes fundamentais ao nível de software.

2.    Utilizar as tecnologias de informação como fonte de investigação, pesquisa e organização de conhecimento.

3.    Expandir o domínio de ferramentas informáticas nas áreas de processamento de texto, folha de cálculo, base de dados, apresentações audiovisuais e de edição de partituras.

Esta unidade curricular visa proporcionar ao aluno as bases teóricas e as competências operacionais fundamentais no âmbito das tecnologias informáticas aplicadas ao programa académico em que se insere (curso de Música, variante em Produção e Tecnologias da Música).
Pretende-se que no final da unidade curricular o aluno seja capaz de:
1.    Compreender os fundamentos das principais tecnologias utilizadas no âmbito da produção musical, com um enfoque particular no MIDI e no áudio digital, e discorrer acerca das possibilidades permitidas pela sua utilização em diversos ambientes de produção musical.
2.    Mobilizar conhecimentos anteriores e adquirir competências técnicas na operacionalidade de aplicações de gravação, edição, mistura e processamento de áudio digital e MIDI (sequenciadores, DAWs)
3.    Configurar a comunicação entre computadores e equipamentos dedicados como sintetizadores, samplers, processadores ou mesas de mistura digitais e expandir o contacto com aplicações informáticas do domínio musical.

Esta unidade curricular visa proporcionar ao aluno uma adequada contextualização no âmbito do vídeo digital, e da sua particular relação com o domínio sonoro/musical, e fornecer uma perspetiva geral quanto ao software existente e suas respetivas funcionalidades. Pretende-se que no final da unidade curricular o aluno seja capaz de:

1.    Relacionar com propriedade, do ponto de vista semântico, os universos sonoro e visual.

2.    Compreender os princípios teóricos, as características técnicas, o fluxo de trabalho típico e as possibilidade do vídeo digital.

3.    Conhecer e possuir competências básicas na operacionalidade de aplicações de edição e processamento de vídeo, animação 2D/3D, software de VJ, e ambientes de programação visual.

4.    Dominar o processo de autoria de formatos de distribuição audiovisual, tanto atuais como emergentes.

Esta unidade curricular visa proporcionar ao aluno uma adequada contextualização quanto às tecnologias multimédia, com um enfoque particular nas tecnologias associadas à imagem, às redes informáticas e a páginas web. Pretende-se que no final da unidade curricular o aluno seja capaz de:

1.    Compreender o fenómeno da percepção visual, os conceitos fundamentais da imagem no domínio digital e possuir competências técnicas na operacionalidade de aplicações de criação/edição de imagem.

2.    Dominar conceitos nucleares no âmbito das redes informáticas, com destaque particular para a arquitectura protocolar TCP/IP.

3.    Conhecer as principais linguagens e recursos tecnológicos empreendidos na web e adquirir competências técnicas na programação de websites, com enfoque particular na utilização de soluções CMS e na partilha de informação de controlo entre aplicações.

A Unidade Curricular de Desenho Assistido por Computador faz parte do Plano de Estudos da Licenciatura em Teatro (Variantes Cenografia, Luz e Som e Produção e Direção de Cena), no 4º semestre (2º ano, 2º semestre).

Objetivos de Aprendizagem:

Dominar a utilização de ferramentas informáticas para o desenho e modelação tridimensional;
Compreender as técnicas de computação gráfica aplicadas ao desenho cenográfico e de palco;
Conhecer os vários passos do processo desde o desenho e modelação tridimensional à comunicação do projecto, passando pela edição e impressão.

Conteúdos programáticos:

Modelação tridimensional digital;
Construção, edição, cotagem, exportação e impressão de modelos tridimensionais;
Desenho assistido por computador bidimensional – CAD;
Desenho, edição, cotagem e impressão de desenhos CAD;
Importação e exportação de ficheiros CAD;
Importação e exportação de modelos tridimensionais.

1) Reflectir sobre a natureza do teatro (Dramaticidade e Teatralidade);

2) Debater a necessidade da arte teatral;

3) Analisar a relação actor - personagem - espectador;

4) Conhecer diferentes métodos de trabalho (estéticas teatrais e seus pressupostos).

1) Reconhecer a importância da commedia dell'arte na elaboração do texto dramático de Goldoni e Marivaux;
2) Identificar o realismo psicológico e a resposta simbolista;
3) Relacionar o teatro épico e o teatro do absurdo enquanto respostas dramatúrgicas à devastação provocada pelas duas grandes guerras na Europa;
4) Conhecer os novos paradigmas do teatro pós-moderno.

1 - Conhecer as principais características da tragédia na Grécia Antiga;
2 - Relacionar o teatro espanhol de estética barroca com os princípios da Contra-Reforma;
3 - Reconhecer a liberdade de construção dos dramas de Shakespeare;
4 - Identificar as exigências formais do classicismo no sistema dramático rigoroso de Racine e na comédia de caracteres de Molière.

Saber trabalhar em equipa no processo de criação do espetáculo.

Saber cumprir com eficácia as tarefas que lhe são propostas pela orientação criativa.

Compreender as diferentes fases do processo criativo do espetáculo.

1. Compreender o funcionamento e métodos de trabalho do estúdio de som;
2. Compreender os fundamentos do áudio digital;
3. Saber utilizar as técnicas de captação de som em estúdio e em exterior.

FUC

TS2.pdfTS2.pdf

Conteúdos Programáticos:
O conceito de sonorização de cena;
Desenho de sistemas áudio para espectáculos: diagramas e listagens de equipamentos;
Técnicas e métodos de calibração.

Competências:
Saber aplicar as técnicas e métodos de montagem, desmontagem e operação do equipamento de sonorização.

Ser capaz de conceber e operar um sistema de som multicanal.

FUC

PO_S1.pdfPO_S1.pdf

Conteúdos Programáticos:
Acústica: calcular as propriedades acústicas duma sala.

Competências:
Saber prever o comportamento acústico duma sala.


Conteúdos Programáticos:

As Estruturas de Produção Teatral – As funções e as equipas.

O perfil do Técnico de Iluminação e do Designer de Luz.

O perfil do Técnico de Sonorização e do Designer de Som.

As competências técnicas e as artísticas.

A organização do trabalho e as interações entre os diversos intervenientes.

A actividade profissional: freelancers e equipas técnicas.

Uma ética para o trabalho teatral.


Competências:

Identificar perfis profissionais associados à Luminotecnia e à Sonoplastia.

Identificar e reflectir sobre alguns princípios éticos e deontológicos associados mais genericamente às artes do espectáculo.

Conhecer e compreender os deveres e direitos legais associados ao exercício da atividade profissional.


Saber criar objectos sonoros adequados à realização de um projecto teatral.

FUC


Organizar e conceber um plano de criação de um espectáculo de teatro.
Organizar e conceber um livro de Direcção de Cena.
Planear e avaliar as condições de produção e realização de espectáculos.
Gerir um espectáculo desde o ensaio até à sua apresentação.
Gerir um espectáculo após a estreia e assegurar sua qualidade técnica e artística.(TT)


Definição das tarefas do Director de Cena no projecto de criação teatral.
Metodologias de trabalho do Director de Cena.
Noções de projecto de espectáculo, metodologias de direcção de cena.
Introdução à construção do livro de direcção de cena.
Introdução à metodologia de anotação de cena.
Operação de espectáculo e guião de operação.
Gestão de RH em semana crítica e estreia.
Gestão de carreira de Espectáculo.

FUC_TDC1_1617.pdfFUC_TDC1_1617.pdf

Ser capaz de organizar planos e espaços de ensaio.
Ser capaz de assessorar o encenador, na planificação e orientação do trabalho.
Ser capaz de dirigir ensaios, segundo as orientações determinadas pelo orientador


Encenação: o surgimento histórico de uma disciplina integradora de todas as outras; o papel da indústria teatral; o papel de Antoine e o papel de Stanislavski.
Modos de encenar e especificidade dos objectos: o trabalho da forma e a concretização do sentido e dos sentidos gestuais, imagéticos - em cena;
Assistência de encenação: um projecto específico,  a partir de um texto
A construção de um objecto teatral a partir de um material textual poético e narrativo;
Levantamento das necessidades da criação: o espaço, sua  definição e possibilidades de utilização, a relação entre actores e espectadores, os ensaios, a preparação da relação com os espectadores;


Saber organizar o acolhimento de espectáculos e entender as noções básicas de gestão de recursos humanos e técnicos.
Saber avaliar projectos das Artes do espectáculo de grande complexidade organizativa.
Saber utilizar ferramentas de organização e cálculo de projecto.

Objectivos de aprendizagem:

Entender e descrever a função da direcção de cena.
Entender e descrever a função da produção teatral.
Identificar as ferramentas fundamentais na prática da direcção de Cena e da Produção Teatral.
Identificar a nomenclatura do palco e diferentes tipologia de organização.
Entender as estruturas de produção de uma produção teatral.
Definir um projecto básico nas artes do espectáculo.

Conteúdos programáticos:

Definição do cargo de Director de Cena e a sua relação na estrutura organizacional.
Organização Teatral (Organogramas e Gestão de projecto).
Diferentes fases de um Projecto Teatral.
Tipos de Organização Teatral.
Tipos de Palco.
Técnicas de palco.
Nomenclatura Teatral.
Metodologias de Acolhimento.
Introdução à Produção Teatral.
As principais fases da Produção Teatral.
O projecto e a Produção.