Orquestra Clássica da ESMAE | Schubert, Dias, Haydn | THSC | 20230504
#07 - Orquestra Clássica da ESMAE

Orquestra Clássica da ESMAE
Maestro | Jan Wierzba
Registo fotográfico: https://flic.kr/s/aHBqjACRRu
F. Schubert (1797-1828)
Sinfonia nº 8, em Si menor, “Incompleta”
I. Allegro Moderato
II. Andante con moto
Rúben Dias (n. 2001)
E o dia dos mortos é assim tão florido como me contaram?
J. Haydn (1732-1809)
Sinfonia nº 104, em Ré Maior, “Londres”
I. Adagio
II. Andante
III. Minuet. Allegro
IV. Finale. Spiritoso
*1º VIOLINOS
Ana Socorro, Ana Tavares, Ricardo Barbosa, João Melo, José Resende, Inês Correia, Mariana Monteiro, Francisco Russo, Paulo Ferreira, Vasco Teixeira
*2º VIOLINOS
Pedro Rebelo, Hugo Oliveira, Inês Quintas, Gabriela Santos, Calebe Mattos, Maxence Mouriès, David Silva, Pilar Martins
*VIOLAS
Carolina Gonçalves, Maria Herdes, Djonathan Silva, Marlene Patrício, Francisco Salgado, Diana Moreira
*VIOLONCELOS
Marta Nabeiro, João Oliveira, Estevão Baptista, Carolina Costa, Beatriz Machado, Davide Amorim
*CONTRABAIXOS
João Pinto, Tiago Gomes, Inês Mendes, Marco Carneiro
*FLAUTAS
Margarida Oliveira, Joana Bezerra, Ana Machado, Margarida Cardoso, Mariana Morais
*OBOÉS
Valentina Azevedo, Beatriz Correia
*CLARINETES
Martim Barbosa, Jorge Neves
*FAGOTES
Carlos Soares, Maria Ferreira
*TROMPAS
Rodrigo Figueiredo, Olívia Moreira, Inês Moreira, António Ventura
*TROMPETES
César Rodrigues, Luís Silva
*TROMBONES
Alexandre Rodrigues, Pedro Santos, Ivaldo Miranda
*TUBA
Bruno Cruz
*PERCUSSÃO
Sofia Costa, Bruno Silva, Diogo Melo
*HARPA
Rute Nicolau
Criada em 1994, a Orquestra tem como objetivo o enriquecimento curricular e pedagógico, proporcionando aos estudantes uma futura integração em agrupamentos profissionais e orquestras. É considerável e representativo o repertório já abordado pela Orquestra. Igualmente no âmbito da Ópera e da Música Coral Sinfónica se tem desenvolvido trabalho relevante.
Teatro Helena Sá e Costa
4 de maio de 2023
#orquestraclassica #thsc
| GLOBAL








































Aula Aberta | Interpretação e Projeto III | Sala Preta | 20230503
#02 - Teatro

Aula Aberta
Interpretação e Projeto III - 2º ano
Professores responsáveis | António Durães e Carlos Meireles
Ópera dos Três Vinténs | Bertolt Brecht / Kurt Weill
INTÉRPRETES
Aléxia Mengas
André Pinho
Benedita Fonseca
Carolina Garandela
Catarina Só
Catarina Dias Vieira
Inês Pereira
Isabela Vasconcelos
Gabriel (Gaby) Pessoa
Maria Carlos (Micá)
Marta Durão
Rafael Plasência
Rita Sena
Rodrigo Ferronha
Tiago Leal
Ligia Gurgel
Fernanda Cabral
ASSISTÊNCIA
Francisca (Kika) Queiroz
CARTAZ
Rita Sena
Sala Preta
3 de maio de 2023
#2ano #cursointerpretacao #salapreta
Aula Aberta | Direção de Atores | Sala 214 | 20230411
#02 - Teatro

Aula Aberta | Direção de Atores - UC Opcional
Professor responsável - António Durães
uma mão cheia de (cinco) cenas (cinco)
1 .Francisca Soares Queiroz de Oliveira (Kika)
RING THE BELL, PLEASE | Abel Neves
com Jaime Castelo Branco e Camila Silva
2 .Gisela Marilda Martins Firmino
COMO ELA MORRE | Tiago Rodrigues
com Constança Antunes e Rúben Pérola
3 .Margarida Henriques Neto
OS ANIMAIS DOMÉSTICOS – BICA E ÁGUA, DIÁLOGO ENTRE DOIS CÃES | Letizia Russo
com Francisca Sobrinho e Bruno Rodrigues
4 .José Gabriel Resende Pessoa (Gaby)
AS LÁGRIMAS AMARGAS DE PETRA VON KANT | Rainer Wermer Fassbinder
com Bárbara Rey e Isabella Vasconcelos
5 .Igor Daniel Gomes Pais
O DIVÓRCIO | Clara Ferreira Alves
com Leonor Almeida e Matilde Gandra
Sala 214
11 de abril de 2023
#sala214 #sala213
Orquestra de Sopros da ESMAE | Appermont, Nelhybel, Reed | THSC | 20230330
#01 - Música

Orquestra de Sopros da ESMAE
Maestro | Jan Wierzba
Bert Appermont (n. 1973)
Fantasia per la vita e la morte
00:30 - https://tinyurl.com/2m9e4y4z
Vaclav Nelhybel (1919-1196)
Corsican Litany
21:34 - https://tinyurl.com/amszydtt
Alfred Reed (1921-2005) Sinfonia nº 4
I. Elegy
II. Intermezzo
III. Tarantella
32:57 - https://tinyurl.com/2p8t69bv
*FLAUTAS
Joana Matos, Mariana Fernandes, Margarida Oliveira, Ana Machado
*OBOÉS
Catarina Farias, Beatriz Correia, Carolina Dutra
*CLARINETES
Alexandre Freitas (requinta), Simão Amorim (clarinete baixo), Eduardo Seabra, Tiago Maia, Jorge Neves, Hugo Pereira, Martim Barbosa, João Soeiro, Maria André, Mariolys García, Ana Costa, Maya Boutelier, Madalena Taveira
*FAGOTES
José Oliveira, Aurora Oliveira, Sara Silva, Jorge Pedrosa, Beatriz Fernandes(contrafagote)
*SAXOFONES
Francisco Neves, Cláudia Leite, Lucas Ramos, Vítor Marçal, Eugénio Silva (1º tenor), Gabriel Alves (2ºtenor), Tomás Martinho (barítono)
*TROMPAS
António Ventura, Carolina Silva, Luís Leal, Cristina Azoia, Inês Moreira, Vasco Pinheiro
*TROMPETES
Ivo Costa, Carolina Vieira, João Silva, Rafael Pinto, Bruno Rodrigues, César Rodrigues, Francisco Machado, Elisabete Gorrão
*TROMBONES
Sara Sousa, Maria Pimenta, Pedro Costa, Diogo Silva
*TUBAS
Ana Marques, Bruno Cruz, Jaime Meireles
*EUFÓNIOS
José Galvão, Alexandre Pereira, Mariana Firmino
*PERCUSSÃO
Yelyzaveta Gaidaienko, Nuno Moreira, Óscar Fernandes, Ricardo Valinho, Diogo Melo, Bruno Silva
*CONTRABAIXOS
Bruna Reis, Marco Carneiro
*HARPA
Victória Aguiar
*PIANO
Eunice Matos
Teatro Helena Sá e Costa
30 de março de 2023
#orquestrasopros #thsc
Dia Mundial da Poesia | Ibraim Barbosa | CCFB | 20230321
#09 - Festivais | Eventos | Comemorações

Dia Mundial da Poesia
Apresentação de poemas de Ibraim Barbosa
'Os Meus de Mim'
Registo fotográfico: https://flic.kr/s/aHBqjAwYw3
Leitura | Nuno Meireles
Piano | António Figueiredo
Café Concerto Francisco Beja
21 de março de 2023
#ccfb
Oficina de Teatro | Sala 214 | 20230129
#02 - Teatro

Oficina de Teatro
1º Ano da Licenciatura em Teatro
Fotografia de cena: https://flic.kr/s/aHBqjAudNM
PROFESSORES RESPONSÁVEIS | Inês Vicente e Rita Reis
* ALUNOS
Afonso Alves, Alya Ana Lopes, Ana Afonso Lourenço, André Fernandes, Bárbara Godinho, Bárbara Rey, Beatriz Figueiredo, Beatriz Silva, Carolina Viegas, Cláudia Andrade, Dária Pop, Diego Zamora, Fabiana Vieira, Francisca Rocha, Francisco Monteiro, Francisco Quaresma, Gonçalo Branco, Guerner, Isabel Quinta Lobo, João Moniz, Joana Leite, Mafalda Barbosa, Mafalda Reis, Margarida Oliveira, Mara Eloy, Maria Inês Costa, Mariana Salvado, Mia Coelho, Miguel Melro, Nélson Moura, Rúben Pérola, Samuel Nunes, Susana Silva, Teresa Trindade, Vasco Costa, Violeta Gouveia, Anita Magalhães, João Limas, Pedro Lemos
* PROFESSORES DE APOIO ÀS DIFERENTES ÁREAS DE ESPECIALIDADE
Bernardo Bento, Diogo Franco, Elisabete Leão, Hélder Maia, Marta Silva, Manuela Bronze, Mónica Melo, Regina Castro, Rui Damas, Samuel Guimarães
Sala 214
29 de janeiro de 2023
#1ano #oficinateatro #sala214
Homenagem Helena Sá e Costa | 90 Anos | 20030526
#12 - Reportagens

Homenagem a Helena Sá e Costa
no 90º aniversário, 26 de maio 2003
Baseado nos livros:
"Helena Costa, tradição e renovação"
Autor: Filipe Pires
Edição: Fundação Eng. António de Almeida
"Uma Vida em Concerto"
Helena Sá e Costa - memórias
Edição: Campo das Letras - Porto 2001
Agradecimento
A D. Helena Sá e Costa e Família pela gentileza na cedência de documentação essencial à elaboração deste programa
Produção
Serviços de Fotografia
do Instituto Politécnico do Porto
e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
26 de Maio 2003
Concerto de Professores de Jazz da ESMAE | THSC | 20230207
#01 - Música

Concerto de Professores de Jazz da ESMAE
Obras de Billy Strayhorn (1915-1967)
Imagens do concerto: https://flic.kr/s/aHBqjArpHG
00:25 - A Flower Is A Lovesome Thing - arranjo Fátima Serro
12:13 -Isfahan - arranjo Jeffery Davis
21:35 - Chelsea Bridge - arranjo Luís Eurico
30:29 - Johnny Come Lately - arranjo Mário Santos
38:15 - Lotus Blossom - arranjo Mário Santos
42:37 - Lush Life - arranjo Paulo Perfeito
52:08 - U.M.M.G. - arranjo José Carlos Barbosa
VOZ | Fátima Serro
SAXOFONES | Mário Santos
TROMBONE | Paulo Perfeito
VIBRAFONE | Jeffery Davis
GUITARRA | Luis Eurico
PIANO | Hugo Raro
CONTRABAIXO | José Carlos Barbosa
BATERIA | Marcos Cavaleiro e Acácio Salero
Teatro Helena Sá e Costa
7 de fevereiro de 2023
#cursojazz #thsc
Dramaturgias Itinerantes | THSC | 20230119
#08 - Masterclass / Debates / Seminários

Dramaturxias Itinerantes / Dramaturgias Itinerantes
Organização | Consello da Cultura Galega, Escola Superior de Arte Dramática de Galicia, Instituto Camões - Centro Cultural Português de Vigo, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
00:00:05 - Introdução
00:06:45 - "Dionísia" de Cecília Ferreira - https://tinyurl.com/yaz2tc8e
00:40:25 - "Supernormais" de Esther Carrodeguas - https://tinyurl.com/4v6dbxzp
01:14:34 - Debate com os autores, moderação de Vanesa Sotelo - https://tinyurl.com/mvu759dp
Un ano máis, e xa van catro desde 2019, presentamos o programa Dramaturxias itinerantes/Dramaturgias itinerantes, froito da colaboración institucional entre o Consello da Cultura Galega, o Instituto Camões-Centro Cultural Português de Vigo e a Escola Superior de Arte Dramática (ESAD) de Galicia. Desde 2021 contamos tamén coa complicidade e o entusiasmo da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) de Porto, que xa consideramos un parceiro máis nesta segunda colaboración súa.
Dramaturxias itinerantes/Dramaturgias itinerantes ten como obxectivo o encontro entre creadoras escénicas de Galicia e Portugal para promover un maior e máis profundo coñecemento da escrita teatral máis contemporánea dos dous lados da raia. O proxecto pono foco na dramaturxia de autoría feminina, coa vontade de rescatala da invisibilidade e de poñer en valor todo o seu potencial renovador. Ademais, o proxecto apóiase e conta para a súa produción coas novas xeracións de profesionais das artes escénicas que se están a formar nas nosas escolas, nas cidades de Porto e Vigo.
O ciclo segue a sumar edicións e encontros escénicos nos que acreación e a escrita dramática contemporánea exercen o seu papel protagonista. Nesta ocasión imos engadir á nosa xa importante lista de mulleres dramaturgas galegas e portuguesas a Esther Carrodeguas e a Cecília Ferreira, dúas autoras cunha incuestionábel traxectoria probada e recoñecida polo público. Elas entran a formar parte dunha significativa escolla na que atopamos os potentes nomes de AveLina Pérez e Patrícia Portela, de Ana Carreira e Joana Craveiro, de Clara Gayo e Cláudia Lucas Chéu e de Laura Porto e Rita Pinheiro. Os textos de todas as autoras poden atoparse en edición dixital en www.consellodacultura.gal.
Nesta edición de 2023 despedimos ao profesor da ESAD de Galicia Afonso Becerra, como «mestre de cerimonias» e brillante acompañante das dramaturgas, nunha serie de conversas que nos fixeron comprender a dimensión da obra das autoras que nos acompañaron, e damos a benvida á tamén profesora da ESAD de Galicia Vanesa Sotelo, que será a encargada de guiar o encontro, no que coñeceremos máis profundamente as dúas autoras.
SUPERNORMAIS | Esther Carrodeguas
É un xogo cómico que nos enfronta aos nosos propios prexuízos arredor do colectivo de persoas con diversidade funcional, xerados dentro dunha sociedade neoliberal e patriarcal pero sobre todo 100% capacitista na que os corpos, as realidades, as necesidades e as vidas das persoas que non poden producir ao ritmo que vén imposto non teñen máis remedio que ver como lles pasan por diante case todas. Polo camiño, á maioría destas persoas ne góuselles práctica e historicamente a vivencia dunha sexualidade propia e natural e moitas veces foron desprazadas do seu [propio] DESEXO. É xustamente desde este punto desde o cal a peza reflexiona sobre o anterior, incluíndo a propia reflexión sobre a creación con persoas diversas e sobre a dificultade de eliminar as barreiras existentes mediante a entrada, comprensión ou gozo da propia obra teatral que está vendo [ou non!].
DIONÍSIA | Cecília Ferreira
A loucura mora rente à sanidade. Lado a lado, frente a frente: olham-se, tocam-se, entretecem-se, mas quanto baste, para que não haja misturas indesejadas. Habitam um espaço comum que nunca para, que nunca se repete, que nunca se cansa da mudança. Nesta roda-viva do mundo, as pessoas sentem, agitam-se, magoam-se, adoecem, desiludem-se, zangam-se, fragilizam-se. Ninguém está permanentemente bem. São fugazes as felicidades. Estivéssemos nós sempre atentos, alerta. Mas não! Como um vírus que surpreende o sistema imunitário débil, a loucura avança sobre nós sem dó nem piedade. Ganha terreno. Contamina. Não precisa de fazer muito. Só tem de nos encaminhar suavemente e com simpatia para o lado errado. Não temos firmeza para lhe resistir. E então ela domina. Vence. Treslouca-nos.
Teatro Helena Sá e Costa
18 de janeiro de 2023
#thsc #acolhimento #coproducao
Aula Aberta | Propina | Sala 214 | 20221215
#02 - Teatro

Aula aberta
"Propina" - um recital com a poesia de Manuel António Pina
1º Ano da Licenciatura em Teatro 2022/2023
UC | Introdução à Interpretação - Poesia
PROFESSOR | António Durães
Os meus mortos (crónica) - todos
Um poema sobre os meus gatos - Miguel Melro
Basta imaginar, canção (João Lóio + MAPina)
It's all rigth, ma – Teresa Trindade + Mafalda Barbosa
Nenhum Lugar - Gil Pereira
Farewell Happy Fields - Maria Inês Costa
Primeiros versos de “como se desenha uma casa”
A Ana quer, canção (Suzana Ralha + MAPina)
A morte de Mozart - Rúben Pérola
A poesia vai - Mafalda Barbosa
Junto à água - Vasco Costa
O que me vale - Fabiana Vieira
As pessoas - Dária Pop
Gótico Americano - Francisca Rocha
O têpluque – Fabiana Vieira + Joana Leite
Esplanada - Nélson Gomes
Um dia destes, zás, morro - Violeta Gouveia
Vozes dos animais - Carolina Viegas
IX Apaga a luz, guarda-me os óculos, obrigado – Beatriz Figueiredo + Violeta Gouveia
Desta maneira falou Ulisses - Samuel Nunes
Numa estação de metro - Afonso Alves
II Estou morto, deitado de lado - Ana Afonso
Vê se há mensagens no gravador de chamadas – Carolina Viegas + Nélson Gomes
Tudo à minha volta - Isabel Quinta Lobo
III Se eu não morresse - Joana Leite
Hegel, filósofo esporádico? - Beatriz Figueiredo
Amor como em casa - André Fernandes
Os tempos não - Teresa Trindade
Como se desenha uma casa - Gil Pereira
Coisas que não há, canção (João Lóio + MAPina)
A décima oitava infância - João Paulo Moniz
INTERPRETAÇÃO
Afonso Alves, Ana Afonso, André Fernandes, Beatriz Figueiredo, Carolina Viegas,
Daria Pop, Fabiana Vieira, Francisca Rocha, Gil Pereira, Isabel Quinta Lobo,
Joana Leite, João Paulo Moniz , Mafalda Barbosa, Maria Inês Costa, Miguel Melro,
Nélson Gomes, Rúben Pérola, Samuel Nunes, Teresa Trindade, Vasco Costa,
Violeta Gouveia
Sala 214
15 de dezembro de 2022
#1ano #cursointerpretacao #sala214
Quadros de Luz e Som | Luz e Som | Sala Preta | 20221215
#02 - Teatro

QUADROS DE LUZ E SOM
Versão câmara fixa: https://tinyurl.com/3ck6n9x6
1º ano do Curso de Luz e Som 2022/2023
Projeto I
Untitled (Blue Divided by Blue ) (1966)
Mark Rothko | FRANCISCO MONTEIRO
Meditation (1936)
René Magritte | BÁRBARA ABREU
Red Sun and Ship (1925)
Wassily Kandinsky | GONÇALO ALVES
Starry Night (1889)
Van Gogh | SUSANA SILVA
Sala Preta
15 de dezembro de 2022
#1ano #cursoluzsom #salapreta
Orquestra de Sopros da ESMAE | Turina, Chance, Huber, Goorhuis, Egea | THSC | 20221110
#01 - Música

Orquestra de Sopros da ESMAE
Maestro | Jan Wierzba
Álbum fotográfico: https://flic.kr/s/aHBqjAfMKS
J. Turina (1882-1949)
La Procesión del Rocío
I. Triana en Fête
II. La Procession
J. Barnes Chance (1932-1972)
Variations on a Korean Folk Song
P. Huber (1918-2001)
Evocazoni
R. Goorhuis (n. 1948)
Passion et Tendresse
J. Vicent Egea (n. 1961)
Variaciones Agur Jaunak
*FLAUTAS
Margarida Oliveira, Joana Bezerra, Joana Matos, Lara Raña, Mariana Morais
*OBOÉS
Catarina Farias, Carolina Dutra, Diana Magalhães, Beatriz Correia, Ana Beatriz Martins
*CLARINETES
Ana Costa, Hugo Pereira, Madalena Taveira, Maria André, Alexandre Freitas, João Soeiro, Simão Amorim,
Martim Barbosa, Tiago Gonçalves, Mariolys Rivas, Miguel Ramos
*FAGOTES
Maria Ferreira, Beatriz Fernandes, Aurora Oliveira, Jorge Pedrosa
*SAXOFONES
Rui Silva (alto), Cláudia Leite (alto), Vítor Marçal (alto), Gabriel Alves (alto), Eugénio Silva (tenor), Tomás
Martinho (tenor), Lucas Ramos (barítono)
*TROMPAS
Cristiana Azoia, António Ventura, Álvaro Carvalho, Luís Leal, Vasco Pinheiro
*TROMPETES
João Silva, Rafael Pinto, Bruno Rodrigues, Elisabete Gorrão, Luís Silva, César Rodrigues
*TROMBONES
Sara Sousa, Tomás Gomes, Mário Machado, Alexandre Rodrigues, Ivaldo Miranda, Carlos Gonçalves, Carlos
Silva, Diogo Silva, Maria Pimenta, Pedro Santos, Pedro Costa
*TUBAS
Ana Marques, Bruno Cruz, Jaime Meireles
*EUFÓNIOS
José Galvão, Alexandre Pereira, Mariana Firmino
*PERCUSSÃO
Sofia Costa, Pedro Castro, Bruno Silva, Yelyzaveta Gaidaienko, Diogo Melo, Óscar Fernandes
*CONTRABAIXOS
João Pinto, Inês Mendes
*HARPA
Rute Nicolau
Teatro Helena Sá e Costa
10 de novembro de 2022
#orquestrasopros #thsc
Antes, Durante e Depois do Natal | Produção 2 | Sala 214 | 20211117
#02 - Teatro

ANTES, DURANTE E DEPOIS DO NATAL
De Miguel Ferreira
Integrado no projeto Peças Novas*
2º ano do Curso de Teatro 2021/2022 - Produção 2
Fotografia de cena: https://flic.kr/s/aHBqjzyecc
Na véspera de Natal, a redescoberta de um antigo relógio de pulso faz um “homem de meia-idade” voltar à infância, e recordar o tempo em que não passava de um menino
birrento a quem a irmã contava histórias para o convencer a sair de baixo da mesa, e cada familiar correspondia a uma personagem de fábula. Num dos Natais passados, uma
dessas histórias é revivida: a fábula de um rei que queria parar o tempo para se perpetuar no poder.
* Durante quatro dias, Peças Novas põe em circulação nas três casas do TNSJ e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo peças criadas no âmbito do projeto Between Lands e da Pós-Graduação em Dramaturgia e Argumento da ESMAE. Um programa que ensaia múltiplas formas de conjugar o verbo ler: espetáculos, encontros, leituras informais ou encenadas, presenciais ou mediadas por dispositivos audiovisuais. Between Lands é uma rede europeia que reúne, para além do Teatro Nacional São João, teatros de França, Bélgica, Espanha, Grécia e Itália. “Running for Democracy”, o seu primeiro módulo de programação, materializou-se no convite a seis autores para empreenderem “viagens pela Europa dos valores de cidadania”. Da ESMAE chegam-nos as sementes e os frutos do trabalho desenvolvido pelas turmas de um curso de que o TNSJ é parceiro ativo. Estreiam-se espetáculos, exibem-se trabalhos apresentados na RTP2 e Antena2, experimentam-se peças que conhecem aqui o seu primeiro momento de exposição pública. As novas dramaturgias existem, movem-se entre fronteiras, dão-se a conhecer a uma comunidade alargada de leitores.
(Transcrito da página web do Teatro Nacional S. João)
ENCENAÇÃO | Nuno M Cardoso
INTERPRETAÇÃO
Débora Lopes, Inês Sincero, Leonor Almeida, Matilde Gandra, Miguel Brás, Paulo Rafael, Pedro Cardoso, Samuel Rodrigues, Teresa Forjaz
CENOGRAFIA | Ana Carolina Trigo, Leonor Gomes, Maria Inês Campos, Miguel Marques, Rúben Ponto
FIGURINOS | Adriana Figueiredo, Emm Hubmann, Francisca Marinho, Guilherme
Delgado, Rafaela Amen
LUZ | Jorge Graça
SOM | Raquel Cerqueira
DIREÇÃO DE CENA | André Almeida
PRODUÇÃO EXECUTIVA | Anita Magalhães Faria, João Gonçalo Limas, Pedro Costa
DOCENTES ORIENTADORES | Maria Luís França, Rodrigo Malvar (Interpretação), Hélder Maia, Marta Silva (Cenografia), Letícia Santos (Figurinos), João Fontes (Luz), Rui Coelho (Som), Pedro Leitão (Direção de Cena e Produção)
Sala 214
17 de novembro de 2021
#1ano #prod2 #sala214 #coproducao
Coro e Orquestra da ESMAE | Coro da ESE | Haydn | Igreja de S. Bento da Vitória | 20090606
#01 - Música

Coro e Orquestra da ESMAE
Coro da ESE
Maestrina | Barbara Francke
Soprano | Ana Margarida Costa
Mezzo-soprano | Ana Calheiros
Tenor | Vítor Sousa
Baixo | Bruno Pereira
Joseph Haydn
Missa in Tempore Belli
CORO DA ESMAE
*SOPRANOS
Carla Lopes, Lénia Correia, Nancy Cruz, Sara Vilaça
*ALTOS
Johanna Ludwig, Iolanda Gonçalves, Sanne van Haeydonck, Sónia Vicente, Tânia Magalhães, Vera Estevez
*TENORES
António Sequeiro, Bernardo Pinhal, Bruno Trocado, Filipe Costa, Henrique Almeida, Hermano Cameiro, Igor Silva, João Fernandes, João Ferreira, José Araújo, Nuno Moura, Nuno Osório, Tiago Ferreira, Tiago Gomes, Tiago Simães
*BAIXOS
Carlos Silva, Hugo Santos, Joaquim Bento, Cláudio Moreira, Filipe Cerqueira, Filipe Tordo, João Paulo Fernandes, João Pontes Araújo, José Miguel Oliveira, Lécio Ribeiro, Nuno Costa, Ricardo Santos, Tiago Cortez
CORO DA ESE
*SOPRANOS
Ana Marinho, Ângela Silva, Bernardete Felisberto, Cândida Oliveira, Cristina Vieira, Elisabete Ribeiro, Goreti Soares, Joana Adão, Sara Esteves, Sara Pinheiro, Tatiana Campos, Teresa Vilas Boas
*ALTOS
Cristina Soares, Flávia Oliveira, Isabel Bento, Raquel Fontão, Soraia Figueiredo, Susana Gonçalves, Susana Moreira, Vera Ferreira
*TENORES
António Vale, Fábio Alves, Mário Ferreira, Pedro Taveira
*TENORES
Carlos Silva, Hugo Santos, Joaquim Bento
ORQUESTRA DA ESMAE
*1º VIOLINOS
Afonso Fesch (concertino), Gaspar Santos, David Marques Filipe, Ana Madalena Ribeiro, Diogo Coelho, Daniel Ferreira
*2º VIOLINOS
Sara Moreira, Ana Raquel Almeida, Diana Ribeiro, Diana Pereira, Diogo Amorim, Ana Cristina Melo
*VIOLAS
Carla Marques, Lourenço Sampaio, Bruno Sousa, Joana Nunes
*VIOLONCELOS
Ana Luísa Pereira, Ana Filomena Silva, Íris Gonçalves, Ana Isabel Correia
*CONTRABAIXOS
Jorge Castro, Denis Ferreira
*FLAUTA
José Manuel Ferreira
*OBOÉS
Ana Sofia Cunha, Guilherme Sousa
*CLARINETES
Alcina Azevedo, Isabel Ferreira
*FAGOTES
Maria João Martins, Maria Raquel Saraiva
*TROMPAS
Alfredo Macedo, Nuno Silva
*TROMPETES
Nelson Ferreira, Charles Gomes
*PERCUSSÃO
António do Casal
*ÓRGÃO
Pedro Costa
Igreja de S. Bento da Vitória
6 de junho de 2009
#coro #foradeportas #coproducao #ose
Coro de Câmara da ESMAE | Frei Manuel Cardoso | Igreja de S. Bento da Vitória | 20090606
#01 - Música

Coro de Câmara da ESMAE
Frei Manuel Cardoso
Asperges me
Antífona do Livro de varios motetes
*SOPRANOS
Carla Lopes, Lénia Correia, Nancy Cruz, Sara Vilaça
*ALTOS
Johanna Ludwig, Iolanda Gonçalves, Sanne van Haeydonck, Sónia Vicente, Tânia Magalhães, Vera Estevez
*TENORES
António Sequeiro, Bernardo Pinhal, Bruno Trocado, Filipe Costa, Henrique Almeida, Hermano Cameiro, Igor Silva, João Fernandes, João Ferreira, José Araújo, Nuno Moura, Nuno Osório, Tiago Ferreira, Tiago Gomes, Tiago Simães
*BAIXOS
Carlos Silva, Hugo Santos, Joaquim Bento, Cláudio Moreira, Filipe Cerqueira, Filipe Tordo, João Paulo Fernandes, João Pontes Araújo, José Miguel Oliveira, Lécio Ribeiro, Nuno Costa, Ricardo Santos, Tiago Cortez
Constituído por alunos do curso de canto e por alunos de outros cursos com interesse em cantar em ensemble e com melhor preparação vocal, tem habitualmente cerca de 16 elementos e centra o seu repertório basilar em obras a capella. Neste agrupamento os alunos podem ainda fazer várias experiências, com acompanhamento instrumental, de música de diferentes estilos e épocas.
Igreja de S. Bento da Vitória
6 de junho de 2009
#coro #foradeportas #coproducao
Dia da ESMAE | Sala TM e Entrada ESMAE | 20221010
#09 - Festivais | Eventos | Comemorações

Dia da ESMAE - 37º Aniversário
Sessão comemorativa
Registo fotográfico: https://flic.kr/s/aHBqjAaGws
Homenagem aos professores e funcionários jubilados
Professores jubilados | Francisco Melo, José Prata, Madalena Soveral, Manuela Bronze
Funcionário jubilado | Henrique Costa
Piano | Luís Duarte
Canto | Marta Martins, Ana Rosa, Inês Margaça, Inês Margaça, Beatriz Ramos
. Jauchzet Gott in allen Landen (BWV 51) ária da Solokantate para Soprano de J. S. Bach (Marta Martins)
. Se pietà di me non senti - Ária da Cleopatra da Ópera Giulio Cesare de F. Händel (Ana Rosa)
. Quando m'en vo - Ária da Musetta da ópera La Boheme de Puccini (Inês Margaça)
. Glitter and be Gay - ária de Cunegonde da Opereta Candide de L. Bernstein (Beatriz Ramos)
Atrizes | Catarina Só, Catarina Dias Vieira, Kika Oliveira, Marta Costa, Maria Carlos, Rita Sena
Nascida em 1985 como Escola Superior de Música, dando seguimento à tradição secular do ensino de música na cidade do Porto, viu a sua oferta formativa alargada ao Teatro ressurgindo assim enquanto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Constituída pelos departamentos de Música e Teatro, em 2016 é acrescentada ao portfólio formativo da ESMAE a formação em Dança. É uma das escolas fundadoras do Politécnico do Porto.
Sala Teresa Macedo
Hall de entrada da ESMAE
10 de outubro de 2022
#teresamacedo #diadaesmae
1ªs Jornadas de Música e Interpretação | Recital a Dois Pianos | THSC | 20220928
#08 - Masterclass / Debates / Seminários

RECITAL A 2 PIANOS | 28 de setembro
Num momento de rara beleza, Nicholas McNair e Samuel Gapp apresentaram um recital improvisado a dois pianos.
Inserido nas Primeiras Jornadas de Música e Interpretação
Em Tempo Real | A Improvisação é Criatividade
Organização geral
Luís Bastos Machado (Nova / CESEM)
Helena Marinho (UA / INET-md)
Rui Penha (ESMAE / CESEM)
Pedro Sousa e Silva (ESMAE / CESEM)
A improvisação ocupa um papel de relevo ao longo da história das músicas ocidentais: uma prática central no âmbito de determinados repertórios e contextos, surge também como ferramenta experimental de exploração artística, numa busca de imediatez expressiva e quiçá de autenticidade. É criatividade em tempo real, que se manifesta em som no próprio momento da sua concepção, pondo em jogo um fluxo de consciência e de movimentos corporais com interacções espontâneas constantes entre os elementos (humanos, musicais e materiais) que nela participam.
A ESMAE, o CESEM – P. Porto, a Linha Temática Música e Interpretação do CESEM e o Xperimus organizam a primeira edição das Jornadas de Música e Interpretação, que terão lugar nos dias 27 a 29 de Setembro de 2022 no Teatro Helena Sá e Costa da ESMAE. O tema da improvisação musical — em diversos contextos, épocas e estilos — será invocado através de uma série de oficinas participativas, comunicações e performances, sempre em ambiente de discussão e participação plenária, organizadas em torno dos modos como surge e é conduzida a improvisação no seio de várias práticas musicais.
Teatro Helena Sá e Costa
28 de setembro de 2022
#thsc #coproducao
1ªs Jornadas de Música e Interpretação | Concerto FInal | THSC | 20220928
#08 - Masterclass / Debates / Seminários

1ªs Jornadas de Música e Interpretação
A Improvisação é Criatividade em Tempo Real
Fotografia de Cena: https://flic.kr/s/aHBqjA9aaH
Organização geral
Luís Bastos Machado (Nova / CESEM)
Helena Marinho (UA / INET-md)
Rui Penha (ESMAE / CESEM)
Pedro Sousa e Silva (ESMAE / CESEM)
A improvisação ocupa um papel de relevo ao longo da história das músicas ocidentais: uma prática central no âmbito de determinados repertórios e contextos, surge também como ferramenta experimental de exploração artística, numa busca de imediatez expressiva e quiçá de autenticidade. É criatividade em tempo real, que se manifesta em som no próprio momento da sua concepção, pondo em jogo um fluxo de consciência e de movimentos corporais com interacções espontâneas constantes entre os elementos (humanos, musicais e materiais) que nela participam.
A ESMAE, o CESEM – P. Porto, a Linha Temática Música e Interpretação do CESEM e o Xperimus organizam a primeira edição das Jornadas de Música e Interpretação, que terão lugar nos dias 27 a 29 de Setembro de 2022 no Teatro Helena Sá e Costa da ESMAE. O tema da improvisação musical — em diversos contextos, épocas e estilos — será invocado através de uma série de oficinas participativas, comunicações e performances, sempre em ambiente de discussão e participação plenária, organizadas em torno dos modos como surge e é conduzida a improvisação no seio de várias práticas musicais.
OFICINA
A Oficina é um grupo ad hoc que reunirá todos os participantes, oriundos das mais diversas práticas da improvisação, sob um mesmo desígnio: o de preparar um concerto final que, com a participação especial da pós-gradução em dança da ESMAE, encerrará em tempo real as actividades destas primeiras Jornadas de Música e Interpretação.
Organização | António Augusto Aguiar (ESMAE / i2ADS) e Cláudia Marisa (ESMAE / Instituto de Sociologia)
Teatro Helena Sá e Costa
29 de setembro de 2022
#thsc #coproducao
Os Noivos | Estúdio de Ópera da ESMAE | THSC | 20220508
#04 - Ópera

Opereta “Os Noivos”
Licenciatura em Música (Instrumento/Canto), Pós-graduação em ópera e Estudos Musico-teatrais e Mestrado em Interpretação Artística da ESMAE
Estúdio de Ópera da ESMAE
Orquestra da ESMAE (Coletivo da ESMAE)
MÚSICA | Francisco de Sá Noronha
LIBRETO | Artur Azevedo
DIREÇÃO ARTÍSTICA | António Salgado
DIREÇÃO MUSICAL | José Eduardo Gomes.
ENCENAÇÃO | António Durães
Fotografia de cena: https://flic.kr/s/aHBqjzNVV1
Por ocasião do bicentenário do nascimento do compositor português Francisco de Sá Noronha, autor de um importante projeto de ópera nacional – compôs duas óperas baseadas em obras de Garrett, Beatriz de Portugal e O Arco de Sant’Ana –, criador de numerosas operetas, algumas delas muito ao gosto do Brasil onde viveu intermitentemente cerca de 30 anos, mas também o nosso
mais importante violinista do século XIX, esta apresentação será a primeira audição moderna da opereta “Os Noivos”, que estreou no Rio de Janeiro no Teatro Fênix Dramática, em 12 de outubro de 1880. Uma opereta de costumes em três atos, que tem como pano de fundo a vida rural nas fazendas da periferia carioca, no final do século XIX.
O enredo centra-se nos jogos amorosos dos casais Leonor e Frederico, respetivamente protegida do Tenente-coronel e seu filho, e entre Francelina e o Doutor Pinheiro, ela habitante da corte, ele magistrado na vila mais próxima da fazenda. Pelo meio do enredo, todo um conjunto de personagens que dão o verdadeiro colorido local e o pitoresco típico das intrigas sociais e políticas das pequenas vilas da então zona cafeeira.
*ELENCO
TENENTE-CORONEL, FAZENDEIRO | Sérgio Ramos (Baixo/ Barítono)
LEONOR | Maria Mendes/Beatriz Patrocínio (Soprano)
DONA MARIA | Júlia Anjos/Ana Rosa (Soprano/Mezzo)
DOUTOR PINHEIRO | Henrique Lencastre (Tenor)
PASSOS PEREIRA | Ricardo Rebelo (Barítono)
FRANCELINA | Beatriz Ramos/Joana Santos (Soprano)
FREDERICO | Marcelo Alexandre (Tenor)
RAIMUNDO | Cliff Pereira (Tenor)
VIGÁRIO | Erick Valverde/Miguel Soares (Barítono/ Baixo)
MESTRE ESCOLA | Carlos Meireles (Barítono)
CLORINDO | Gustavo Godinho
SALUSTIANA | Patrícia Gonçalves
FABRÍCIA | Beatriz Ramos/Joana Santos
TRABALHADORES | Afonso Nogueira, Beatriz Sousa, Catarina Santos, Inês Margaça, José Carvalho, Luís Ventura de Sousa,
Maria Duarte, Rafael Moreira Pinto, Rita Gama Martins
*ORQUESTRA
VIOLINOS | Maria João Faria , João Sá, Inês Quintas, João Melo, Maxence Mouriès, Inês Correia, Francisca Ribeiro, Pedro Santos, Inês Meneses,
Catarina Barbosa, Joana Póvoa Monteiro, Hugo Oliveira, Francisco Russo, Mariana Monteiro
VIOLAS | Joana Silva, Carolina Gonçalves, Ana Rita Mendes, Francisco Cymbron Cabral, Marlene Patrício
VIOLONCELOS | Joana Teixeira, Carolina Costa, João Oliveira, Sofia Pinto
CONTRABAIXOS | Gil Pereira, Tiago Gomes, Inês Mendes
FLAUTA | Ana Sofia Machado
CLARINETES | Tiago Maia, Eduardo Seabra
TROMPETES | Pedro Costa, Elisabete Gorrão
TROMBONE | Ivan Vicente
TUBA | Ana Raquel Marques
PERCUSSÃO | Óscar Rodrigues, Tiago Sousa
DIREÇÃO DE MOVIMENTO | Cláudia Marisa
CENOGRAFIA | Marta Silva
FIGURINOS | Manuela Bronze
ASSISTENTE DE FIGURINOS | Mónica Melo
DESENHO DE LUZ | Rui Damas
OPERAÇÃO DE FOLLOWSPOT | Diogo Teixeira
SOM | Marco Conceição
ASSISTENTE DE SOM | João Silva
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO | António Salgado, Rui Damas
APOIO À PRODUÇÃO | Regina Castro
APOIO À PRODUÇÃO EXECUTIVA | Nísia Araújo, Rui Araújo
DIREÇÃO DE CENA E ASSISTENTE DE PRODUÇÃO | Anita Magalhães Faria
DIREÇÃO VOCAL | António Salgado, Rui Taveira
COORDENAÇÃO DO COLETIVO ORQUESTRAL | Jorge Alves
PIANISTA CORREPETIDOR | David Ferreira
DIREÇÃO DO CORO | Carlos Meireles
PREPARAÇÃO E TRANSCRIÇÃO DO TEXTO E PARTITURA | Brian MacKay, Samuel Vieira
APOIO MUSICULÓGICO | Luísa Cymbron (Nova FCSH)
IMAGEM DO CARTAZ | Marta Silva
DESIGN GRÁFICO | Joana Gonçalves (Gabinete de Comunicação da ESMAE)
REGISTO AUDIOVISUAL | Serviços Audiovisuais da ESMAE
EDIÇÃO DE VÍDEO | Carlos Filipe Sousa
CONCEÇÃO DO PROJETO | Musicamera_Produções
CO-PRODUÇÃO | ESMAE/IPP & Musicamera_produções, Estúdio de Ópera da ESMAE
EQUIPA DE CENOGRAFIA | Carolina Trigo, Catarina Brandão, Diana Queirós, Maria Inês Campos, Inês Costa, Inês Sarmento, Isabela Sá, Leonor Gomes,
Luís Silva, Miguel Marques Silva, Renata Remelgado, Rita Cruz, Rúben Ponto, Tis Correia
PROFESSORES ORIENTADORES | Hélder Maia, Marta Silva e Patrícia Pescada
MONTAGEM, DIGRESSÃO E APOIO À CENOGRAFIA | Diana Queirós, Maria Eugênia Cavaggioni
EQUIPA DE FIGURINOS | Adriana Figueiredo, Emm Hubmann, Francisca Marinho, Guilherme Delgado, Mónica Melo, Rafaela Amen, Raquel Ribeiro
PROFESSORAS ORIENTADORAS | Berta Cardoso, Letícia Santos, Manuela Ferreira, Mónica Melo
EQUIPA DE CAMARINS | Raquel Ribeiro (chefe de camarins) Adriana Figueiredo, Beatriz Veríssimo, Bruno Faustino, Emm Hubmann, Francisca Marinho,
João Gomes, Mónica Melo, Rafaela Amen, Sandra Barbosa
EQUIPA DE PRODUÇÃO DE FOTOGRAFIA | Andreia Oliveira, Adélia Trindade, Beatriz Silveira, Beatriz Correia, Catarina Carneiro, Carina Rodrigues,
Daniela Firmino, Diogo Vieira, Emanuel Constantino, Eduarda Vilela, Hugo Ferraz, Inês Mouroa, Joana Neves, Joaquim Garrido, Júlia Teixeira,
Maria Inês Queirós, Magda Pires, Raquel Agra, Teresa Ribeiro, Vítor Ribeiro
COORDENAÇÃO E DIREÇÃO DA PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA | Maria João Cortesão (ESMAD)
APOIO TÉCNICO NA EDIÇÃO DAS IMAGENS DO CENÁRIO | João Paulo Gomes (Centro de Produção e Recursos da ESMAD)
AGRADECIMENTOS | Carlos Neves, Elisabete Leão, Filipe Luís Bernardo, Hugo Andrade Joana Costa, Manuel Carvalho, Maria João Teixeira,
Mónica Rocha, Paulo Bastos, Ricardo Lopes
APOIOS | ESMAD (Escola Superior de Media Artes e Design - P.PORTO), IberFibran - Poliestireno Extrudido, SA, Jaime Loureiro & Filhos Lda, TNSJ
Teatro Helena Sá e Costa
8 de maio de 2022
#operaestudio #thsc #coproducao
Canção Orquestral | Produção 2 | Sala Preta | 20211117
#02 - Teatro

CANÇÃO ORQUESTRAL
De Carina Ferrão
2º ano do Curso de Teatro 2021/2022 - Produção 2
Integrado no projeto Peças Novas*
Fotografia de cena: https://flic.kr/s/aHBqjzyecc
Fragmentos de Vozes formam um coro de paixões e desgostos quotidianos, com os corpos de um ele e de uma ela expostos em verso, como se dois amantes, deitados num teatro anatómico, se erguessem para reviver o passado, relatando pensamentos, palavras, atos e omissões, perante uma plateia de estudantes de medicina, ou pelo menos de estudantes da fisiologia do amor.
* Durante quatro dias, Peças Novas põe em circulação nas três casas do TNSJ e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo peças criadas no âmbito do projeto Between Lands e da Pós-Graduação em Dramaturgia e Argumento da ESMAE. Um programa que ensaia múltiplas formas de conjugar o verbo ler: espetáculos, encontros, leituras informais ou encenadas, presenciais ou mediadas por dispositivos audiovisuais. Between Lands é uma rede europeia que reúne, para além do Teatro Nacional São João, teatros de França, Bélgica, Espanha, Grécia e Itália. “Running for Democracy”, o seu primeiro módulo de programação, materializou-se no convite a seis autores para empreenderem “viagens pela Europa dos valores de cidadania”. Da ESMAE chegam-nos as sementes e os frutos do trabalho desenvolvido pelas turmas de um curso de que o TNSJ é parceiro ativo. Estreiam-se espetáculos, exibem-se trabalhos apresentados na RTP2 e Antena2, experimentam-se peças que conhecem aqui o seu primeiro momento de exposição pública. As novas dramaturgias existem, movem-se entre fronteiras, dão-se a conhecer a uma comunidade alargada de leitores.
(Transcrito da página web do Teatro Nacional S. João)
ENCENAÇÃO | Nuno M. Cardoso
INTERPRETAÇÃO
Beatriz Cruz, Beatriz Oliveira, Cláudio Pinto, Dani Carvalho, Diogo Ribeiro, Francisca Reis, Francisca Sobrinho, Inês Sincero, Leonor Almeida, Mariana Quiaios, Sara Vicente
CENOGRAFIA | Ana Carolina Trigo, Leonor Gomes, Maria Inês Campos, Miguel Marques, Rafaela Amen
FIGURINOS | Adriana Figueiredo, Emm Hubmann, Sofia Gil, A. Kika Marinho, Guilherme Delgado, Rafaela Amen Costa
LUZ | Bernardo Correia
SOM | Rui Portocarrero Baganha
DIREÇÃO DE CENA | Pedro Lemos
PRODUÇÃO EXECUTIVA | Anita Magalhães Faria, João Gonçalo Limas, Pedro Costa
DOCENTES ORIENTADORES | Ana Figueira, Catarina Lacerda, Claire Binyon, Hélder Maia, Letícia Santos, Patrícia Franco, Rui Coelho, Rui Damas, Tânia Rodrigues
Sala Preta
17 de novembro de 2021
#1ano #prod2 #salapreta #coproducao
Êxodo | Produção 2 | Sala Preta | 20211117
#02 - Teatro
