Vento do Norte | HARMOS Festival | Casa da Música 19 | 20190319

Vento do Norte | HARMOS Festival | Casa da Música 19 | 20190319

Category:
Description:
HARMOS Festival 2019
Vento do Norte
Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, IPP, Porto, Portugal

F. Mendelssohn - Nocturno – Overture a vent op.24
J.S. Bach, arr. Niek Idelenburg - Aria Golberg Variations BWV 988
G.F. Händel, arr. Bernardo Salabert - Laschia ch’io Pianga
J. S. Bach, arr. Hristo Goleminov - Brandenburg Concerto No.2 BWV 1047 / Allegro Adagio / Allegro Assai


SAXOFONE SOPRANO | José Gonçalinho
SAXOFONE SOPRANO e ALTO | Pedro Pereira
SAXOFONE ALTO | Bernardo Salabert, Sara Pais
SAXOFONE TENOR | Rui Cunha, Hristo Goleminov, SAmuel Cordeiro
SAXOFONE BARÍTONO | Adriana Oliveira
SAXOFONE BAIXO | Cláudio Pereira

DIRETOR ARTÍSTICO | Henk Van Twillert

Vento do Norte é um conjunto único composto por músicos jovens, voluntariosos e talentosos que combinam uma visão moderna de música de câmara com interpretações convincentes.
O grupo interpreta adaptações únicas de Bach, Beethoven e Mendelssohn, transforma música de fado melancólico, desperta os tangos de Piazzolla e enriquece a alma carregada de James Brown. Vento do Norte é uma revelação musical, uma experiência arrebatadora que toca a alma num tema e deita a casa abaixo, no seguinte. Para os Vento do Norte, tocar saxofone tem que ver com unir emoções com o ar.
O grupo foi formado em 2005 por Henk van Twillert, ex-professor de saxofone de renome internacional no Conservatorium van Amsterdam e agora professor na ESMAE. O conjunto está sediado em Portugal, de onde tem vindo a conquistar o mundo: de festivais e teatros no sul da Europa a palcos em Caracas, Venezuela e Antilhas Holandesas no Caribe. Em 2016, estrearam-se na Universidade de Nova York, Rochester, Mansfield e Boston. Recentemente chegaram de mais uma digressão pela Holanda.
Os músicos altamente talentosos são da classe de saxofone de Henk van Twillert, e muitos deles venceram muitas competições internacionais. A geração atual que se apresenta em palco também foi premiada, em 2017, com os primeiros prémios no prestigiado Concorso Internazionale di musica de camera - Città di Chieri, em Itália.
Em 2009 gravaram seu primeiro CD “Adagio for Saxophones” e novas gravações de cd / dvd estão planeadas para 2019. Versátil, competente, apaixonada e sincera. Vento do Norte reúne uma nova geração de músicos, que produzem sons únicos e deixam uma impressão indelével. Vive la música!

O HARMOS é um conceito único em todo o espaço europeu que reúne os melhores alunos de algumas das mais conceituadas escolas superiores de música. Na celebração do seu 13º aniversário, o HARMOS festival, cujo mérito tem sido reconhecido nacional e internacionalmente, continua a constituir-se como um evento de referência na apresentação e promoção de novos artistas e das escolas que os formam. A edição de 2019 terá lugar de 19 a 24 de Março, no Porto e nas cidades HARMOS de Barcelos, Braga, Famalicão, Mondim de Basto e Santa Maria da Feira e focar-se-á exclusivamente na música de câmara possibilitando aos músicos uma dedicação total a este reportório potenciando a qualidade das interpretações e dos concertos. É também um desafio para 2019 refletir sobre as fronteiras da música de câmara abrindo espaço para outras perspetivas sobre a música feita em pequenos grupos.
A convivência saudável entre o que já foi feito e o que ainda está por fazer e a confrontação entre tradição e contemporaneidade confere uma forte identidade ao conceito HARMOS.
O HARMOS 2019 é um festival em cooperação com a 1ª edição da ECAL2019 (European Chamber Music Academy -Leipzig) organizada pela Hochschule für Musik und Theatre Leipzig (HMTL) e é um dos resultados de uma longa e sustentada parceria entre a ESMAE e a HMTL.
O HARMOS festival é organizado pela ESMAE do Politécnico do Porto e conta com a colaboração de uma vasta rede de Instituições de Ensino Superior Artístico em todo o Mundo.


Casa da Música, Sala 2
19 de março de 2019 - 19h
#casamusica #harmos #musicadecamara
Up Next Autoplay