WORKSHOP | Cruzamentos Artísticos
Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
SINOPSE: O AGLOMERADO é um exercício de improvisação coletiva e tem sido, desde Dezembro, um recreio semanal na ESMAE. Primeiro, o jogo foi apresentado e experimentado, depois a playlist deu origem a músicos ao vivo, os comandos foram levados ao limite individualmente, brincamos com as áreas de figurinos e cenografia e, a cada semana que passava, mais aguçada ficava a relação entre o teatro e a música, entre o movimento e o som. Nesta reta final, a ser desenvolvida desde Maio, preparamos este último grande momento de improvisação coletiva, pela primeira vez, a partir de texto. Mas como é que se prepara um espetáculo que deve ser improvisado?... essa foi a Grande Incógnita.
No SET - Semana das Escolas de Teatro, o AGLOMERADO propõe-se a desenvolver um workshop de um dia inteiro, onde se prepara um eventual espetáculo / apresentação que acontece nessa noite. A grande maioria das decisões cénicas e dramaturgicas estão a ser tomadas pelos múltiplos grupos diversos que comparecem nas sessões desta reta final de processo mas os intérpretes desse espetáculo no SET só serão conhecidos no dia, consoante as inscrições no workshop. Basicamente, vamos inverter as regras normais do jogo e brincar...muito.
Esta atividade é desenvolvida no âmbito da UC Projeto Alternativo de Jaime Castelo Branco, Óscar Fernandes e Inês Sincero, orientado por Claire Binyon e com apoio de AE-ESMAE e NAVIO (Núcleo Artístico de Vontades Inusitadas e Outras). Aberto a todos e não particularmente a atores, bailarinos ou músicos, o projeto tem fundido a música e o movimento e resultado num espaço livre de brincadeira, imitação e imaginação, tanto para participantes como para espectadores.
Orientação: Jaime Castelo Branco e Óscar Fernandes
Produção Executiva: Inês Sincero
Agradecimentos: AE-ESMAE e NAVIO (Núcleo Artístico de Vontades Inusitadas e Outras)
Performance
Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
SINOPSE:: "Um suspiro. Uma figura feminina cujo corpo está engolido da cintura para baixo por uma vastidão de matéria brilhante e ruidosa. Ofegante. Toca o ar como o corpo lhe permite. Sozinha.
A partir de “Ah, os dias felizes” de Samuel Beckett, “Ah, que respirar” explora, para além da sua forte imagem visual, a condição de Winnie e a descoberta do seu corpo, dos seus gestos e da sua respiração."
Interpretação: Andreia Soares
Objeto cénico: Raquel Ribeiro
Criação artística: Andreia Soares e Raquel Ribeiro
Duração: 20 minutos
Teatro
Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
SINOPSE: As faces da vida e da morte. O lado animal que sobressai. Os traumas. A exibição e a exposição. A maior conquista da vida é a maior fragilidade. A morte. Uma linha que cruza várias existências. A culpa ou a desculpa. A vida e a morte. Gisberta, e a linha que cruza.
Dramaturgia: Fábio Galvão, Fábio Rocha, Marina Merêncio
Coreografia: Fábio Galvão, Fábio Rocha, Marina Merêncio, Andreia Soares
Sonoplastia: Pedro Fiuza, Fábio Galvão, Fábio Rocha, Marina Merêncio
Encenação: Fábio Galvão, Fábio Rocha, Marina Merêncio
Duração: 30 minutos
APRESENTAÇÃO | Cruzamentos Artísticos
Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
SINOPSE: Exercício de improvisação coletiva. Continuação do workshop "UM DIA AGLOMERADOS"
Orientação: Jaime Castelo Branco e Óscar Fernandes
Produção Executiva: Inês Sincero
Agradecimentos: AE-ESMAE e NAVIO (Núcleo Artístico de Vontades Inusitadas e Outras)