Leitura
Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
SINOPSE: Porque é que quando crescemos deixamos de nos sentar, de pernas à chinês, uns minutos por dia, para ouvir uma história? ANIMALIAS é isso mesmo: uma coletânea para os crescidos contada com a simplicidade a que a infância nos habituou, pela voz de duas crianças-adultas.
Cada conto tem como pano de fundo o universo animal que, talvez mais do que nunca, é também o nosso. E assim, mergulhados na sua problemática, deixamo-nos voar ou rastejar por uma inquietação que nos é tão próxima.
Este é um convite para abandonarmos a "seriedade" do que é ser adulto e, sem vergonha de nos identificarmos, recordarmos a hora da história.
Coletânea da autoria de Catarina Chora e Inês Sincero
Interpretação e encenação: Catarina Chora e Inês Sincero
Duração: 20 minutos
Cruzamentos Artísticos
Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
SINOPSE: António Estêvão é uma pessoa de sexo masculino, com cerca de 35 anos, na viragem da década de 70 para 80 em Lisboa que se veste e maquilha com o objetivo de parecer uma mulher que se chama Tucha. Esta mulher nasce todas as noites e é prostituta. Esta mulher está de tal modo em paz consigo própria e em relação à maneira como conduz a sua vida, que aparentemente as recorrentes histórias de abuso e violentação pela polícia do exército parecem, a uma primeira leitura, uma história como outra qualquer. Só quando Tucha se entrega aos pensamentos se apercebe do quão severas são as consequências dessas histórias. O medo, a ansiedade e o horror que elas trazem e que aflora quando menos espera.
Criação e Interpretação: Henrique Raínho
Assistência: Cláudia Marisa, Inês Carneiro e Victor Abreu
Design de Luz e Sonoplastia: Bruno Pacheco
Figurinos e Caracterização: Margarida Neto
Registo Fotográfico: Daniel Teixeira
Produção: Rute Marques da Silva
Duração: 20/25 minutos
Filme
Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
SINOPSE: "Anda Para O Escuro Comigo", de Daniel Teixeira, parte da peça de teatro homónima escrita por Tomé Nunes Pinto, e vira-a do avesso. O filme, rodado no pico do calor de 2020, é uma experiência cinematográfica onde são precisos muitos olhos e usadas muitas cores para acompanhar um jantar de amigos onde tudo pode acontecer... e, eventualmente, explodir. Através de imagens vertiginosas e microscópicas, somos conduzidos por uma noite absurda mas estupidamente real.
Direção: Daniel Teixeira
Montagem e Edição: Daniel Teixeira e Tomé Pinto
Assistência de Câmara: Simão Collares e Inês Carneiro
Assistência Técnica: Henrik Ferrara e Gil Filipe
Elenco: Bárbara Machado, Bárbara Torres, Inês Sincero, João Bizarro, Luana Carneiro, Tomé Pinto e Tozé Cruz
Música original: DESENHADA
Uma produção NAVIO: Núcleo Artístico de Vontades Inusitadas e Outras
Duração: 30 minutos