O Mestrado em Artes Cénicas (MAC) contempla as seguintes especializações: INTERPRETAÇÃO E DIREÇÃO ARTÍSTICA, CENOGRAFIA, DIREÇÃO DE CENA E PRODUÇÃO, FIGURINO, LUZ, SOM. É dirigido a diplomados/as em teatro, em artes performativas e visuais e a profissionais que, nas respetivas áreas ou especialidades, demonstrem possuir uma linguagem familiarizada com o teatro e com as artes cénicas.

PESQUISA ARTÍSTICA: UC centrada nas matérias relativas a cada especialização.

OPCIONAL: UC de conhecimento transversal ou específico, consoante a oferta formativa e os interesses do/a estudante.

PROJETO TEATRAL: UC direcionada para a experiência cénica e relacional, em processo intensivo. Partindo de propostas individuais, coletivas ou colaborativas o grupo/turma, constituído pelas diversas especializações, explora, de forma autónoma e interdisciplinar, linguagens e modos para a montagem de um espetáculo a apresentar publicamente.

Nos 3º e 4º semestres, os/as estudantes preparam, apresentam e defendem um Trabalho Final, optando por uma das modalidades (DISSERTAÇÃO; PROJETO; ESTÁGIO), conforme o Regulamento Geral dos Mestrados na ESMAE. É no domínio da sua especialização, sustentada pelas UC de TÉCNICAS E MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO, SEMINÁRIO e ORIENTAÇÃO docente, que desenvolvem pesquisa e investigação, teórica ou baseada na prática artística.

As pós-graduações em DANÇA CONTEMPORÂNEA, PRÁTICAS ARTÍSTICAS E COMUNIDADES ou ESTUDOS MÚSICO TEATRAIS encontram, neste mestrado, uma oportunidade de progressão de estudos, sancionada por um grau académico.