A PÓS-GRADUAÇÃO EM DRAMATURGIA E ARGUMENTO é destinada a pessoas com formação em teatro, ou cinema e audiovisual, ou literatura, e a pessoas com formação noutras áreas, mas com experiência nas disciplinas indicadas. O curso pretende contribuir para o desenvolvimento da dramaturgia nas artes cénicas e audiovisuais, tanto para as áreas do teatro, dança, performance, como para o argumento de cinema, rádio e televisão, e o guião para novos meios de produção multimédia e audiovisual, de jogos digitais a conteúdos web interativos.

A formação assenta em dois pilares fundamentais, um constituído pela componente teórico-prática, em sala de aula; outro pela componente de projeto, individual e/ou coletivo, em contexto de produção, junto das entidades parceiras. O/A estudante terá a oportunidade de desenvolver e apresentar publicamente o seu projeto. Pretende-se que esta formação esteja ancorada na experimentação e ensaio e por isso foi fundamental que se estabelecessem pontes com instituições de referência nestas áreas. As parcerias com o TNSJ, no acompanhamento da programação do teatro, na unidade curricular (UC) de Seminários, e no acolhimento pelo teatro de alunos, na UC de Projeto, e ainda com a RTP, também na UC de Projeto, garantem-nos que esta pós-graduação será implicada e relevante na produção artística da cidade e do país.

O curso tem a duração de um ano letivo, dividido em dois semestres, com uma carga horária total de 316 horas, correspondente a 60 créditos (ECTS). A média de horas de contacto (docente / discente) é de 12 horas semanais no 1º semestre e de 9 horas no 2º semestre. Os/As estudantes poderão eventualmente prosseguir estudos no Mestrado em Artes Cénicas.

Pós-Laboral

Jorge Eduardo Louraço da Silva Figueira

Dramaturgo/a
Dramaturgista
Argumentista
Copywriter
Crítico/a

ESMAE | Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
RTP | Rádio e Televisão de Portugal
TNSJ | Teatro Nacional São João