O CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL EM PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO CÉNICA visa conferir qualificação superior profissional na área de instalação e programação de sistemas de iluminação cénica e destina-se a pessoas com experiência nas áreas abordadas, que tenham como objetivo aumentar e diversificar os seus conhecimentos e o seu nível de especialização.

Com este curso, os/as estudantes ficam habilitados/as a desenhar e a supervisionar a montagem e afinação de equipamentos de iluminação e de sistemas de comunicação e de integração de luz, som, vídeo e outros media.

Capacita os/as estudantes a preparar, instalar e programar sistemas de iluminação cénica e projeção, incluindo servidores e projetores de vídeo, bem como outros equipamentos digitais de controlo de luz e imagem, tendo em vista a realização de espetáculos ao vivo e outros tipos de produções audiovisuais. É privilegiado o desenvolvimento de programação para consolas de iluminação, incluindo plug-ins básicos em linguagem LUA, a utilização de programas personalizados para manuseamento de conteúdos e integração de sistemas de luz/vídeo. Inclui formação base em Arduino e outros sistemas de interação.

No final do curso, os/as estudantes têm acesso a estágios curriculares em entidades parceiras ligadas às artes do espetáculo: teatros, empresas e produtoras.

O curso será realizado maioritariamente em regime de ensino à distância e com recurso a sessões práticas presenciais (b-learning), sempre que o programa o exija. Completado o Curso Técnico Superior Profissional em Programação de Sistemas de Iluminação Cénica, os/as estudantes podem prosseguir os seus estudos na Licenciatura em Teatro, Variante Luz e Som.

212 – Artes do Espetáculo

2 anos (4 semestres)